IBIAPABA – Serra e chapada.
Há uma história pujante a respeito dessa serra, aonde remanescentes indígenas foram se refugiar dos brancos invasores e ali foram exterminados numa cruel batalha. Disse D'Abbeville que nessa montanha havia mais de duzentas aldeias de índios, que, para defender-se dos invasores do continente, nela "guerrearam cruelmente durante seis semanas, morrendo alguns portugueses e muitos índios..."(5-67). Parece decorrer de ïbi (terra) e upaba (lugar de pouso ou "lugar de onde se avista"). Mirante.
Lilian
Nenhum comentário:
Postar um comentário